- Dia Nacional do Castelos
Dia Nacional do Castelos

Os castelos são testemunhas da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país. Para dar a estes edifícios tão importantes da nossa história, onde batalhas, cercos, romances palacianos e contendas políticas se desenrolaram, celebra-se dia 7 de outubro o Dia Nacional do Castelos.
No nosso concelho temos o Castelo e a Vila Amuralhada de Ansiães de particular importância durante o processo da Reconquista Cristã, nessa altura é-lhe concedida a sua primeira carta de foral, pelo rei leonês Fernando Magno. Os séc. XII, XIII, XIV e XV definem um período exponencial de crescimento deste reduto amuralhado. Afonso Henriques em 1160, Sancho I em 1198, Afonso II em 1219 e D. Manuel I em 1510 reconheceram e promulgaram forais à vila de Ansiães. No fim do séc. XV e início do séc. XVI a tendência demográfica de caráter depressivo começa a atingir o local, que se acentuou nos anos seguintes até à transferência dos Paços do concelho para Carrazeda.
Este arqueossítio divide-se em dois espaços distintos, o primeiro em cotas mais elevadas, organizado a partir de uma muralha ovalada que se reforça com cinco torreões quadrangulares, trata-se de uma área de especialização defensiva, uma espécie de último reduto destinado a proteger a população em caso de contenda bélica. O segundo espaço, define a zona urbana propriamente dita, é constituído por uma segunda linha de muralha com extensão superior a 600 metros e três torreões quadrangulares. O espaço encontra-se dividido por diversos caminhos que se cruzam entre si, estruturando pequenos bairros ou áreas residenciais.