- Outros Apoios/Informações
Outros Apoios/Informações
REFERENCIAL DE COESÃO SOCIAL - 2014
A importância instrumental do Referencial nos compromissos de Portugal 2020
O Referencial de Coesão Social é uma publicação do Instituto da Segurança Social que apresenta os resultados de uma análise de base concelhia que atualiza o estudo Tipificação das Situações de Exclusão em Portugal Continental (2005). Traça o mapa do território de Portugal Continental segundo duas grandes tipologias, a Tipologia de Exclusão Social e Tipologia do Território, de forma a contribuir para a construção de uma referência de tipificação das situações de pobreza e exclusão social.
O estudo possibilita a construção de um retrato do território Continental, com base numa perspetiva abrangente de coesão social, traduzido em tipologias do território e perfis territoriais de exclusão social, que ajuda ao planeamento mais sustentado da intervenção das redes sociais locais.
Particularmente sobre Carrazeda de Ansiães está incluída na TIPOLOGIA DO TERRITÓRIO 2014: ¬GRUPO 3 – “CONCELHOS AGRÍCOLAS ENVELHECIDOS”, e na TIPOLOGIA DE EXCLUSÃO SOCIAL 2014: GRUPO 1 – “ENVELHECIMENTO AGUDO”
Pode consultar e fazer o download do documento em:
http://www.seg-social.pt/documents/10152/13341/Referencial+Coes%C3%A3o+Social_PORTAL/7ed6f9a2-97d8-4e96-8c74-59047fefadae/7ed6f9a2-97d8-4e96-8c74-59047fefadae
O Quadro 3. “Principais características e padrão geográfico dos perfis-tipo de Exclusão Social” (página 75), sintetiza os principais elementos identitários de cada grupo, bem como o respetivo padrão geográfico, sendo Carrazeda de Ansiães “Concelho Agrícola Envelhecido”.
O Quadro 5. “Principais características e padrão geográfico dos perfis-tipo de Exclusão Social” (página 75), sintetiza os principais elementos identitários de cada grupo, bem como o respetivo padrão geográfico, estando Carrazeda de Ansiães incluída no Grupo 1 “Concelhos Agrícolas Envelhecidos”