- Autarquia
- Freguesias
- Marzagão
Marzagão
Marzagão é uma aldeia histórica, intimamente ligada ao antigo Castelo de Ansiães, na qual o visitante ainda depara com uma estrutura urbana assente numa arquitetura tradicional onde o granito surge como a principal matéria-prima da construção.
-
Igreja de S. Baptista, Castelo de Ansiães
-
Igreja de S. João Baptista, Castelo de Ansiães
Em 1575 muda-se para esta aldeia a sede da paróquia da igreja de São João Batista, a extramuros da antiga vila amuralhada de Ansiães e, à medida que a antiga vila medieval decai, cresce a nova localidade de Marzagão.
A testemunhá-lo está a imponência da sua igreja paroquial, templo com uma estrutura arquitetónica erigida inicialmente no século XVI e que durante o século XVIII foi objeto de uma profunda remodelação, transformando-a num exemplar arquitetónico ao gosto barroco. Trata-se de uma igreja com planta retangular, de uma só nave e capela-mor. O principal atrativo reside no seu interior, onde vamos encontrar interessantes retábulos de talha dourada ao gosto do barroco joanino rural e um teto estruturado em caixotões pintados com cenas hagiográficas e historiográficas cristãs.
A festa principal é dedicada a Nossa Senhora do Rosário celebrada no primeiro domingo de maio. Esta devoção mariana foi edificada nesta freguesia pela Ordem dos Dominicanos, na qual instituíram uma Irmandade.
Na saída de Marzagão, no sentido de Linhares, situa-se uma das mais interessantes estruturas da antiga rede viária do concelho. A Ponte do Galego permitia a travessia da Ribeira de Linhares, estabelecendo a ligação entre Ansiães, o Rio Douro e a Foz do Tua. É uma estrutura construída em silhares de granito, com dois arcos de volta perfeita e um tabuleiro plano.
-
Ponte do Galego
-
Ponte do Galego
A aldeia de Luzelos, localizada a 3,2 Km de Marzagão, tem como referência a Igreja de invocação a Santo Amaro.
Presidente da Junta de Freguesia
Luís Pedro Lima Ramires
Eleito pelo PPD-PSD
Contactos: 278108477
freguesiamarzagao@gmail.com