-
Serviços
-
Apoios Sociais
-
Projetos e Ações
- Radar Social
Radar Social
PROJETO RADAR SOCIAL
Em conformidade com o resultado de aprovação da candidatura, o Município de Carrazeda de Ansiães implementou o Projeto Radar Social, no âmbito da medida RE-C03-I01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, referente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este projeto-piloto fundamenta-se na identificação de indivíduos, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade, risco de pobreza e/ou exclusão social, em colaboração com a Rede Social do município, com o objetivo de abordar as complexas realidades sociais e criar condições de proximidade que favoreçam a resolução de problemas sociais que afetam a população mais vulnerável.
O Radar Social encontra-se estruturado em duas fases complementares:
1ª fase: Mapeamento de recursos locais/regionais e a atualização dos instrumentos de planeamento estratégico, designadamente, o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Ação.
2ª fase: Identificação e referenciação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza e/ou exclusão social, com o objetivo subsequente de orientar e encaminhar essas situações de acordo com as necessidades específicas identificadas.
OBJETIVOS DO PROJETO
- Identificar situações de vulnerabilidade social, risco de pobreza e/ou exclusão social;
- Contribuir preventivamente nos diversos contextos de privação/vulnerabilidade;
- Cooperar em rede de forma a assegurar respostas integradas e eficazes de acordo com as necessidades identificadas.
DESTINATÁRIOS
Os destinatários do projeto são pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco e pobreza e/ou exclusão social.
LOCALIZAÇÃO
A Equipa Técnica do Radar Social está localizada no Edifício dos Serviços de Apoio ao Movimento Associativo (ESAMA), da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.
SINALIZAÇÃO
As sinalizações podem ser efetuadas por qualquer elemento da comunidade, entidade pública ou particular, pelo próprio ou por vizinhos e/ou familiares, fazendo-as chegar à Equipa do Radar Social.
O processo de sinalização pode ser realizado através de:
- Ficha de sinalização (remeter para a Equipa do Radar Social);
- Contacto telefónico – 278 098 817 ou 278 610 200;
- Correio eletrónico – radarsocial@cmca.pt