- Serviços
- Apoios Sociais
- Protocolos e Avenças
- Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento - A2000
Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento - A2000
A A2000 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Poiares - Peso da Régua, que iniciou a sua atividade em 2001, ministrando formação profissional a pessoas desfavorecidas, em diferentes Tipologias de Intervenção, no âmbito dos Fundos Europeus, atividade que mantém.
A A2000 promove dois tipos de serviços:
Serviços Formativos com vista à promoção da qualificação e do emprego das pessoas, a saber:
- Qualificação Profissional de pessoas com deficiência ou Incapacidade: Formação Inicial no âmbito do Percurso C – individualizados com base em referenciais de formação não integrados no CNQ, com uma duração de 2 900 horas (incluindo Formação Prática em Contexto de Trabalho) e Formação Contínua nas áreas de Auxiliar Infantil – 400 horas; Promoção de Empregabilidade – 400horas, nos concelhos de: Peso da Régua, Baião, Resende, Tabuaço, Chaves e Armamar;
- Formação de adultos pouco qualificados ou que pretendam reciclar os conhecimentos
- Formação Pedagógica Inicial
- Com exceção desta última tipologia formativa, as restantes são financiadas pelo FSE e pelo Estado Português.
Serviços não formativos de cariz social, com vista a desenvolver competências pessoais e sociais conducentes a uma inserção familiar e social de pessoas desfavorecidas ou em risco de exclusão, a saber:
- Gabinete Psicossocial (GPS): promove atividades com pessoas idosas (Espaços de Convívio) – recebe apoio financeiro do Município e 5 Juntas de Freguesia de Sta. Marta de Penaguião (União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane, Sever, Fontes, União de Freguesias de Louredo e Fornelos e Alvações do Corgo) e da União das Freguesias de Galafura e Covelinhas (Peso da Régua) na Associação Cultural Social Desportiva e Recreativa de Galafura.
- Intervenção Precoce na Infância (IPI): intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos que reúnam características pessoais ou sociais que coloquem em risco o seu pleno desenvolvimento – é financiada pelo Instituto de Segurança Social.
- Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP): pretende promover a integração socioprofissional das pessoas com deficiência ou incapacidades (jovens e adultos) que, evidenciem capacidades produtivas. Este serviço envolve 3 ações: IAOQE (Informação, avaliação, orientação para a qualificação e emprego), AC (Apoio à colocação) e APC (Acompanhamento pós-colocação) – é financiado pelo IEFP.
- Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD): assume-se como um “serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência ou incapacidade e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais” e envolve duas modalidades: a) Atendimento e Acompanhamento Social b) Reabilitação Social – é financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP.
- CRI (Centro de Recursos para a Inclusão)
- Projetos Cofinanciados pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação): “Se tu fosses eu?’” é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. de 2022 e decorre um dia por semana em cada um dos 3 concelhos envolvidos (Armamar, Murça e Tabuaço) e envolve 30 participantes.
Morada: Rua S. João Bosco, nº 478 Poiares, Peso da Régua, Portugal
Telf: 254 822 046
email: a2000@a2000.pt