- Serviços
- Cultura
- Auditório Municipal/CITICA
- Galeria Alberto Carneiro
Galeria Alberto Carneiro
A Galeria Alberto Carneiro é constituída por vinte desenhos e nove esculturas, que versam sobre temáticas relacionadas com a natureza que aqui surge representada e recriada como uma entidade viva e não como uma paisagem.
A obra de Alberto Carneiro carateriza-se por uma aproximação à paisagem e à natureza e por um relacionamento com o material escultórico de carater ontológico e de identificação/identidade do seu próprio corpo com as matérias naturais, adquirindo, desde cedo, uma grande estabilidade de valores simultaneamente poéticos e conceptuais. As nove peças de arte são elaboradas em diversos tipos de madeira, como o buxo, laranjeira, mogno, castanheiro, tola e nogueira.
O referido conjunto está exposto em permanência de forma a homenagear e reconhecer o importante contributo do trabalho do escultor Alberto Carneiro em prol da Valorização cultural do Concelho de Carrazeda de Ansiães.
Marque a sua visita e deixe-se deslumbrar pelo trabalho deste artista.
-
Sobre Alberto Carneiro
Alberto Carneiro nasceu em 1937 no Coronado, Portugal. Entre os dez e os vinte e um anos de idade, foi santeiro nas oficinas de arte sacra da sua terra natal. Em 1967 diplomou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e em 1970 realizou uma Pós-Graduação na Saint Martin’s School of Art de Londres. Professor Associado com Agregação pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, aí leccionou entre 1970 e 1999. Foi ainda professor no Curso de Escultura da ESBAP, entre 1971 e 1976, e foi responsável pela orientação pedagógica e artística do Círculo de Artes Plásticas, Organismo Autónomo da Universidade de Coimbra, entre 1972 e 1985. Dedicou-se ao estudo do Zen, do Tao, do Tantra e da Psicologia Profunda e viajou pelo Oriente e pelo Ocidente para viver e interiorizar outras culturas. Desde 1963, realizou inúmeras exposições individuais no país e no estrangeiro. Foi o representante de Portugal nas Bienais de Paris em 1969, de Veneza em 1976 e de São Paulo em 1977. Ao longo dos anos, foi agraciado com diversas comendas e prémios, o último dos quais o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em 2015.
Alberto Carneiro, autor de esculturas públicas espalhadas por países como Portugal, Eslovénia, Inglaterra, Irlanda, Coreia do Sul, Equador, Taiwan, Andorra, Espanha e Chile. Em Carrazeda de Ansiães, deixou a sua marca com a escultura Os sete livros da arte e da vida, no ano de 2000 no Largo da Biblioteca, e foi o comissário do Parque Internacional de Escultura, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Honra do Município em 2009.
Faleceu a 15 de Abril de 2017, tinha 79 anos.