Apresentação da Associação AlmaTua

Img 2914 1 736 2500
17 Julho 2020

Na sexta-feira, 3 de julho, o jardim contíguo à Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães foi palco da Apresentação Pública da AlmaTua – Associação para Prevenção & Promoção da Saúde Mental, que com sede no Concelho de Carrazeda de Ansiães, propõe-se a desenvolver respostas descentralizadas, especialmente dirigidas para a região do nordeste transmontano.

A Direção é assumida atualmente pelo Professor Drº Diamantino Santos, Drª Patrícia Preto Gomes e Drª Maria Santos. A equipa clínica é constituída, na sua maioria, por psicólogos clínicos com formações complementares e por um conselho consultivo que contempla professores e investigadores de reconhecida competência nacional e internacional, nomeadamente, a Prof. Dr. Isabel Alberto, Prof. Dr. Maria do Céu Salvador e Dr. António Preto. A conceção gráfica é da autoria do designer José Peneda.

Para além da apresentação, realizou-se também a tertúlia “Cuidar de Quem Cuida: A Importância da Saúde Mental dos Cuidadores Familiares”, por Carolina Oliveira.

No evento marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, Drº João Gonçalves, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, Drº Orlando Vaqueiro e profissionais de saúde mental e física, nomeadamente, a Coordenadora da Unidade de Psicologia da ULSNE, Drª Rita Asseiro; representante da Unidade de Psiquiatria, Drª Joana Raposo Gomes; a Coordenadora da Unidade de Pedopsiquiatria da ULSNE, Drª Elisa Vieira; o Diretor da UCSP de Carrazeda de Ansiães, Dr. Marcelino Silva e a Coordenadora da UCSP de Carrazeda e Ansiães, Drª Filipa Ladeiro.

A AlmaTua assume a propensão de elaborar protocolos e parecerias, com entidades locais e/ou regionais, públicas e/ou privadas de forma a garantir a acessibilidade de serviços, clínico comunitário, a todos os indivíduos que deles necessitam.