O Município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à Vespa das galhas dos Castanheiros

Vespa dos castanheiros 1 736 2500
08 Maio 2020

Ontem, pela primeira vez, o município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à vespa das galhas dos castanheiros com a realização de várias largadas de parasitoides, nas áreas mais afetadas. Os parasitoides são insetos que se alimentam das larvas que estão nos castanheiros tendo desta forma capacidade para exterminar a vespa.
As largadas foram realizadas de acordo com o levantamento efetuado no ano passado que incidiu com particular atenção nas freguesias em que há uma maior predominância da espécie.
No terreno estiveram técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente o Gabinete Técnico Florestal, um técnico do Ministério da Agricultura e ainda um técnico da REFCAST - Associação Portuguesa da Castanha, que forneceu os parasitóides.
Brevemente, o município irá realizar novos levantamentos no sentido de detetar mais zonas que possam estar contaminadas agindo desta forma atempadamente para proteger um maior número de explorações de castanha.