Inauguração da Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua no Município de Carrazeda de Ansiães

Capa 1 736 2500
19 Fevereiro 2020

No dia 21 de fevereiro, pelas 16h30m, será inaugurado o espaço da Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua no Município de Carrazeda de Ansiães. No âmbito da parceria entre o Parque Natural e Regional do Vale do Tua e cada um dos municípios que o integram, estes serão dotados de um equipamento que funcionará como Porta de Entrada do PNRVT, adequado à sua realidade local.

A Porta de Entrada do PNRVT de Carrazeda de Ansiães, localizada em Foz Tua, num edifício recuperado na estação ferroviária, localizado na Avenida da Estação, nº285, trata-se de um espaço interativo e de estímulo sensorial, de desenvolvimento e aquisição de conhecimento, bem como de promoção do Vale do Tua e do concelho em que se insere. Funcionará como um ponto de partida para os visitantes se familiarizarem com o território, com especial enfoque na preservação e valorização ambiental, paralelamente com a divulgação da herança cultural e patrimonial do concelho de Carrazeda de Ansiães.

A cerimónia de inauguração será presidida pela Exmª. Sra. Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e contará ainda com a presença do Exmº. Sr. Presidente do Município de Carrazeda de Ansiães João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves, que assume em simultâneo a presidência da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.

• Portas Logo
  • mulher_carrazeda_montra

Assinala-se também, neste dia 21 de fevereiro de 2020 o segundo aniversário da abertura ao público do CIVT - Centro Interpretativo do Vale do Tua. O CIVT recebe visitantes das mais diversas proveniências, tanto nacionais como estrangeiras, desde a data inaugural, e durante os dois anos em que se encontra aberto ao público, já visitaram o espaço mais de 10800 pessoas.

O discurso expositivo do CIVT assenta em diversos conteúdos, com enfoque nas temáticas referentes ao Vale do Tua, à linha ferroviária do Tua bem como à Central de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, e que pretendem estabelecer uma ligação entre o visitante e as gentes locais, preservando, através de conteúdos temáticos e interativos, a memória do Vale do Tua.

• not1

• not2