- Exposição "Quando as Periferias São Centro - A Indústria da Tecelagem e das Sedas".
Exposição 'Quando as Periferias São Centro - A Indústria da Tecelagem e das Sedas'.

Vai ser inaugurada no dia 2 de agosto do corrente ano, nas salas de exposições temporárias do CITICA (Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL de Carrazeda de Ansiães) a exposição “Quando as Periferias São Centro – A Indústria da Tecelagem e das Sedas”.
Trata-se de uma exposição documental e etnográfica com base na produção da seda e a industria da tecelagem, na época de auge da exploração durante os séculos XVIII e XIX na região de Trás-os-Montes, distrito de Bragança.
“Este é o mais recente projeto expositivo do Museu do Abade de Baçal Quando as Periferias São Centro – A Indústria da Tecelagem e das Sedas propõe uma viagem pelo mundo da produção da seda e da tecelagem, indústria que teve na região de Trás-os-Montes e especialmente em Bragança um dos seus grandes centros de produção.
A partir da coleção do Museu do Abade de Baçal, e trazendo pela primeira vez à vista do público algumas peças que nunca haviam saído das reservas, desenha-se um percurso que aborda as diversas fases da produção da seda, conta-se quem eram os seus produtores, expõem-se os seus usos, civis e religiosos. À coleção do Museu juntam-se ainda diversas cedências, quer de particulares, quer de instituições, que não apenas vêm enriquecer o percurso expositivo, como se constituem como uma oportunidade única para observar algumas destas peças".
A exposição estará patente ao público do dia 2 de agosto até ao dia 31 outubro de 2019 nas salas de exposição temporárias do CITICA (Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL de Carrazeda de Ansiães)