- Informações Úteis
- Notícias
- XXIV Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite
XXIV Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite
Decorreu de 30 de agosto a 1 de setembro a XXIV Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite em Carrazeda de Ansiães com muita música e animação.
Durante os tês dias de Feira, milhares de visitantes puderam comprar e degustar as famosas e sumarentas maçãs produzidas no planalto de Ansiães e os afamados vinhos e azeites originários dos vales dos rios Douro e Tua. No total de 1100 metros quadrados de área de exposição e venda de maçã, vinho e azeite.
Para celebrar e animar as iguarias de Carrazeda de Ansiães, no dia 30 de agosto, subiu ao palco da feira Carolina Deslandes, no dia 31 de agosto, os Calema e, no último dia, o Emanuel.
Ao longo de três dias e, a par da exposição, ouve uma área de exibição e venda de outros produtos locais e regionais onde se destacam as compotas, frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos.
Os mais novos também não foram esquecidos com um novo espaço "kids" renovado com atividades temáticas relacionados com a produção agrícola como a Quinta da Alegria onde as crianças tiveram a oportunidade de tratar da quinta e andar de trator como um verdadeiro agricultor.
As festividades arrancam às 15h com um workshop com o baterista André Silva no Auditório do CITICA antes da abertura oficial da XXIV Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite com arruada pela Associação Filarmónica Vilarinhense. Depois de um jogo de futebol no Estádio Municipal, o primeiro dia terminou com música até de madrugada no Palco DJs. No sábado, dia 31 de agosto, as principais ruas da vila encheram-se de cor e alegria com a passagem do cortejo etnográfico que deu vida a algumas das mais antigas manifestações e usos rurais deste território. Depois do fogo-de-artifício, o DJ Overule ocupou o Palco da Feira.
No último dia, a majestosa procissão dos oragos concelhios, percorreu as principais ruas da vila, que encantou todos os visitantes com os magníficos andores, acompanhados ao som da fanfarra e das bandas filarmónicas.
Como nota é ainda de referir que durante esta edição foi efetuada uma ação de sensibilização da população local sobre a importância da reabilitação urbana e o seu potencial como fator de desenvolvimento económico, esta ação foi financiada no âmbito do FEDER.