- Informações Úteis
- Notícias
- Inauguração da Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua no Município de Carrazeda de Ansiães
Inauguração da Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua no Município de Carrazeda de Ansiães
No dia 21 de fevereiro, pelas 16h30m, será inaugurado o espaço da Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua no Município de Carrazeda de Ansiães. No âmbito da parceria entre o Parque Natural e Regional do Vale do Tua e cada um dos municípios que o integram, estes serão dotados de um equipamento que funcionará como Porta de Entrada do PNRVT, adequado à sua realidade local.
A Porta de Entrada do PNRVT de Carrazeda de Ansiães, localizada em Foz Tua, num edifício recuperado na estação ferroviária, localizado na Avenida da Estação, nº285, trata-se de um espaço interativo e de estímulo sensorial, de desenvolvimento e aquisição de conhecimento, bem como de promoção do Vale do Tua e do concelho em que se insere. Funcionará como um ponto de partida para os visitantes se familiarizarem com o território, com especial enfoque na preservação e valorização ambiental, paralelamente com a divulgação da herança cultural e patrimonial do concelho de Carrazeda de Ansiães.
A cerimónia de inauguração será presidida pela Exmª. Sra. Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e contará ainda com a presença do Exmº. Sr. Presidente do Município de Carrazeda de Ansiães João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves, que assume em simultâneo a presidência da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.
Assinala-se também, neste dia 21 de fevereiro de 2020 o segundo aniversário da abertura ao público do CIVT - Centro Interpretativo do Vale do Tua. O CIVT recebe visitantes das mais diversas proveniências, tanto nacionais como estrangeiras, desde a data inaugural, e durante os dois anos em que se encontra aberto ao público, já visitaram o espaço mais de 10800 pessoas.
O discurso expositivo do CIVT assenta em diversos conteúdos, com enfoque nas temáticas referentes ao Vale do Tua, à linha ferroviária do Tua bem como à Central de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, e que pretendem estabelecer uma ligação entre o visitante e as gentes locais, preservando, através de conteúdos temáticos e interativos, a memória do Vale do Tua.