-
Informações Úteis
-
Notícias
- Esclarecimento | Qualidade da Água
Esclarecimento | Qualidade da Água
Na sequência da vigilância sanitária para consumo humano e de acordo com a rotina estabelecida de recolha de amostragem de água, informa-se que foi detectada a presença enterococos num ponto específico da rede de abastecimento nomeadamente na escola EB 2/3+S na Avenida Eng.º Camilo de Mendonça.
Os restantes pontos de abastecimento do concelho encontram-se em conformidade com os parâmetros legais de qualidade da água.
De acordo com o comunicado da DGS importa reforçar:
A presença de enterocos constitui um indicador de integridade do sistema de abastecimento, devendo a situação ser investigada e corrigida com brevidade;
Na biografia científica disponível não são descritos efeitos diretos na saúde humana associados à ingestão de enterococos sendo a sua relevância essencialmente preventiva;
As restrições emitidas visam reduzir qualquer risco potencial, especialmente em crianças em contexto escolar.
Foi já realizada uma contra-análise, encontrando-se a situação a ser acompanhada pela Autoridade de Saúde, em articulação com a entidade gestora e será divulgado logo que se esclareça a conformidade da água para consumo humano.
Neste sentido, foi proibido o consumo de água da rede de abastecimento da escola, para a confecção das refeições a água será previamente fervida e para consumo foi disponibilizada água engarrafada a toda a comunidade escolar.
![]()
