Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

Município de
Carrazeda
de Ansiães

U. F. de Castanheiro e Ribalonga

Castanheiro do Norte é uma aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, sede de freguesia situada a 9,6 km da sede de concelho, o seu território encontra-se voltado para os Vales do Rio Douro e do Rio Tua, usufruindo de excelentes vistas panorâmicas sobre os socalcos e as vinhas. Esta União de Freguesia engloba as aldeias Foz-Tua, Fiolhal, Ribalonga, Tralhariz e várias Quintas.

Na aldeia do Castanheiro destacam-se as ruelas e recantos de um povoado marcado pelo típico casario construído em alvenaria de granito. A igreja matriz, de evocação a S. Brás, é um edifício de traça barroca onde se realiza uma afamada romaria religiosa e profana no dia três de fevereiro.1
Subindo a rua, onde está situada a igreja matriz, encontra-se o Santuário do Senhor da Boa Morte. Deste local, através do Miradouro do Senhor da Boa Morte, pode-se observar a aldeia de Tralhariz, onde sobressai de entre as suas habitações tradicionais que serpenteiam ao longo da elevação do Monte das Chãs, a Casa de Tralhariz, um solar brasonado do século XIX. Assim como observar a deslumbrante paisagem do vale do douro e do vale do tua.

  • 13
  • 21
  • screen_9c0d24c34941ca18_1595252020429

Na localidade de Castanheiro do Norte encontra-se um dos trilhos do concelho de Carrazeda de Ansiães, o “Trilho do Senhor da Boa Morte”, tem início no painel informativo localizado nas proximidades do edifício da Junta de Freguesia e percorre vários locais muito interessantes, como é o exemplo do Miradouro Olhos do Tua, onde se pode ter uma vista panorâmica sobre o vale do rio tua, através de uma plataforma feita em aço corten que imita a proa de um barco.

  • IMG_3368
  • screen_259a70722bf857a3_1595257437589

No interior do perímetro do Monte das Chãs ergue-se a capela do Bom Jesus que evidencia uma característica assaz particular. O templo apresenta uma forma perfeitamente circular onde se rasga uma porta de perfil retangular, orientada a ocidente e encimada por um pequeno campanário. O interior deste templo revela-se de uma grande riqueza pictórica, surgindo as paredes em granito revestidas por um estuque pintado com cenas do apostolado.

  • screen_65d765579a09dc20_1595252131012
    Aldeia de Tralhariz
  • screen_138d46ce19ccbebe_1595269709412
    Capela do Bom Jesus

A Aldeia de Foz-Tua está intimamente ligada com a história do vinho do Porto, tendo Foz-Tua sido um importante cais fluvial funcionando como ponto de ligação entre a cidade do Porto e a região duriense. Este local começa a perder importância estratégica a partir de finais do século XVIII quando todo o percurso do Rio Douro se torna navegável e após a destruição da única barreira física, o Cachão da Valeira. Em finais do século XIX com a inauguração, em 1883, do Troço da linha do Douro que ligou o Pinhão ao Tua, a povoação de Foz-Tua volta a animar-se subsistindo até aos nossos dias como uma das mais importantes estações da Linha do Caminho de Ferro do Douro. Hoje em dia, Foz-Tua é um excelente espaço de consumo turístico.2

Os visitantes podem visitar em Foz-Tua o Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), as Portas de Entrada do Vale do Tua e a Casa dos Cantoneiros "Foz-Tua Wine House".

  • civt tua
  • img_9847_1_736_2500
  • Casa_dos_Cantoneiros (3)

Assim como percorrer Trilho de Foz-Tua que tem início junto à Porta de Entrada do PNRVT e segue em direção aos passadiços de Foz-Tua, que percorre o rio douro e tem um troço onde se pode caminhar na antiga linha ferroviária do Tua, que dá acesso a um miradouro para a Barragem e para a Central Hidroelétrica projetada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, assim como se pode observar a ponte de Edgar Cardoso e a ponte e túnel das Presas.

  • 8
  • Inauguração_Percurso Foz Tua  (20)

A aldeia do Fiolhal implantada sobre o agreste e encaixado vale do Rio Tua, torna-se por si só uma das mais belas aldeias do concelho de Carrazeda de Ansiães. No seu núcleo habitacional destaca-se a beleza de várias casas que conjugam de forma harmoniosa a beleza da pedra granítica, empregue nos cunhais e lintéis com a riqueza cromática do xisto, utilizado na construção das paredes.48

Ribalonga é uma aldeia tradicional vinhateira, com grandes extensões de vinha e pelas famosas quintas produtoras de vinho do Porto, aqui chamado de " Vinho Tratado" ou "Vinho Fino". No domínio do património, Ribalonga possui um dos mais importantes locais da pintura rupestre portuguesa, o Cachão da Rapa. Estas pinturas, referenciadas já no início do século XVIII, localizam-se numa fraga sobre o túnel ferroviário da Alegria.

  • 28
    Aldeia de Ribalonga
  • 33
    Cachão da Rapa

Na aldeia de Ribalonga podemos ainda visitar a Fraga das Ferraduras. Este conjunto de gravuras localiza-se num pequeno batólito granítico que se implanta no topo de um escarpado que descai sobre a encosta do Rio Douro. Esta aldeia presenteia ainda uma arquitetura tradicional das aldeias vinhateiras bem como algumas habitações de interesse histórico. Refira-se a este propósito o solar da Família Sampaio e Melo e o solar dos Viscondes. A sua igreja matriz dedicada a Santa Marinha está datada do século XVIII e merece também uma atenção especial.


Presidente da Junta de Freguesia

José António da Glória Marques
Eleito pelo PPD-PSD
Contacto: 914233836
jagmarques@gmail.com

  • novo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo