-
Feed RSS
-
RSS Feed Notícias
- Ação de Proteção e Conservação da Águia Caçadeira
Ação de Proteção e Conservação da Águia Caçadeira
![](/thumbs/cmcarrazedadeansiaes/uploads/news/image/1363/348567515_638747768287448_307880618551251005_n_1_736_2500.jpg)
O Município de Carrazeda de Ansiães colaborou numa ação que visa a monitorização e conservação da Águia-caçadeira (Circus pygargus), uma espécie com estatuto de ameaça elevado em Portugal, e que conta com algumas colónias nidificantes dentro dos limites do concelho.
Este projeto é desenvolvido pela Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), pelo BIOPOLIS/CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e pelo Clube de Produtores do Continente (CPC), sendo financiado por estas três últimas entidades. São ainda parceiros fundamentais do projeto, Nordeste Transmontado, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS HV-UTAD) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No concelho de Carrazeda de Ansiães, efetuaram-se, no dia 23-06-2023, trabalhos relacionados com a captura e marcação de indivíduos adultos desta espécie, pela equipa da Palombar, que contou com o apoio de um técnico do Município, responsável pela monitorização das colónias aqui existentes durante os dois anos de execução do projeto (2022/2023).
Em breve, serão ainda monitorizados os juvenis presentes em cada ninho identificado, onde alguns serão equipados com um emissor GPS-GSM que permitirá seguir os seus movimentos, compreender melhor as ameaças que enfrentam e estudar diferentes aspetos associados à biologia e ecologia da espécie.