Um Minuto por dia, Vamos Fechar a Torneira à Seca

296103852 3204492143152859 2572131311698548486 n 1 980 2500

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães associa-se à campanha de sensibilização “Vamos fechar a torneira à seca”, desenvolvida pelo Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente.
“Um minuto por dia, vamos combater a seca” é o apelo principal das mensagens de sensibilização que estão a ser divulgadas e que chamam a atenção para os seguintes números: 1 minuto de torneira aberta representa cerca de 12 litros de água; se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, representa um desperdício de 120 milhões de litros de água, 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.
A água é um recurso vital, escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja norteada por princípios de sustentabilidade e eficiência. Recorde-se que Portugal está a viver de momento uma seca severa e extrema em todo o seu território continental, situação que levou à ativação de um conjunto de medidas, em que todos podemos ajudar.