Município de Carrazeda de Ansiães aprova programas de Incentivo à Fixação de Jovens no Concelho

Ansiaesjovem 1 736 2500
08 Janeiro 2021

A Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães no dia 28 de Dezembro de 2020, aprovou por unanimidade dois Regulamentos Municipais “ANSIÃESJOVEM” e “INCENTIVO FISCAL À AQUISIÇÃO DE HABITAÇÃO ISENÇÃO DE IMT”, que englobam um conjunto de medidas que visam incentivar a fixação de Jovens no Concelho de Carrazeda de Ansiães.

Os programas de apoio incidem sobre várias vertentes, nomeadamente:
- Apoio à fixação de residência na modalidade de arrendamento;
- Apoio à fixação na modalidade de aquisição de edifício ou fração autónoma de edifício;
- Apoio à fixação na modalidade de aquisição e recuperação de imóvel, em estado degradado ou de construção nova, destinado a habitação própria;
- Apoio de 10% sobre o valor do consumo de água, eletricidade e resíduos sólidos:
- Isenção de IMT na aquisição de imóveis. (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis).

O valor de apoio na modalidade de arrendamento correspondente a 25% do valor da renda mensal paga pelo jovem. Quanto à modalidade de construção de edifício ou de aquisição de edifício ou fração autónoma de edifício, o apoio concedido corresponde ao produto da multiplicação da área bruta de construção do imóvel adquirido pelo valor de 25,00 € (vinte e cinco euros), por m2, podendo este apoio ir até um máximo de 8 000,00€.

Aos apoios podem candidatar-se pessoas individuais ou agregados familiares com idade compreendida entre os 18 e os 40 anos de idade, inclusive, para além de outras condições prevista nos respetivos regulamentos.

Com estes incentivos o Município pretende criar condições com vista ao aumento do número de residentes em permanência no território e facilitar a fixação de população jovem, estimulando igualmente o comércio e a economia local, bem como a reabilitação de imoveis através da procura de casa no regime de arrendamento.

Em breve será disponibilizada a forma de poderem apresentar candidaturas a estes dois regulamentos, que podem ser consultados nos seguintes links:

reg_ansiaesjovem_23_dez_def

reg_incnt_fisc_hab_jovem_3_dez_2020