Apresentação oficial do terceiro número da Revista Memória Rural

Capa revista memoria rural 2020 1 736 2500
08 Janeiro 2021

Foi ontem oficialmente apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Dr. João Gonçalves, o terceiro número da Revista Memória Rural, órgão de comunicação do Museu da Memória Rural que integra um projeto de musealização que se encontra polarizado pelo território concelhio a partir de pequenos núcleos temáticos que fazem abordagens interpretativas e museográficas sobre o património rural e imaterial.

A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital, tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Imaterial e a Memória Histórica da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. É num contexto genérico de valorização do Património Cultural e da identidade local e regional que esta publicação se assume com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.

Num ano atípico e histórico, a Revista Memória Rural cumpriu com a sua assiduidade, e até atingiu um recorde de participações e de artigos. Um volume com 377 páginas que neste ano de 2020 se debruça sobre aspetos relativos à cultura duriense e transmontana, incluindo as questões culturais transfronteiriças, contando neste número com a participação de alguns investigadores espanhóis, numa tentativa partilhada de estudar e entender o território e os processos históricos e culturais de forma comum.

Nos dois números anteriores foi feita uma apresentação mais formal, com convidados de honra e com a presença dos autores, mas devido à conjuntura sanitária que atravessamos, este ano optou-se pela sua apresentação de forma mais simples, simbólica, resumida no conteúdo de um pequeno vídeo que poderá ser visualizado aqui:

O volume referente ao ano de 2020 integra os seguintes artigos:
Nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
João Manuel Gonçalves

Memórias do trabalho no Douro antigo a partir de narrativas literárias e
fotográficas
António Luis Pereira

Vergar pelo fogo, a arte da tanoaria no concelho de Carrazeda de Ansiães
Isabel Alexandra Lopes

Entre muros e cortiços no território de Carrazeda de Ansiães
Rodolfo Manaia | Nelson Tito

À cata das moedas perdidas. As Feiras de Carrazeda de Ansiães, património cultural imaterial