Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Apresentação Pública do Guia para uma Gestão Circular de Resíduos

7 1 736 2500
02 Novembro 2020

O centro de Inovação Tecnológica Inovarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA) foi o local escolhido pela Resíduos Nordeste, Empresa Intermunicipal, para acolher a apresentação pública do Guia para uma Economia Circular de Resíduos, elaborado por Bárbara Rodrigues e Paulo Rodrigues, que decorreu quinta-feira, 29 de outubro.
O projeto que pretende educar para uma economia circular e uma gestão consciente dos resíduos urbanos, contou com a presença da Sra. Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, o Presidente do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste e Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, os autores do Guia Bárbara Rodrigues e Paulo Rodrigues, e ainda os Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros, Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro Francisco Guimarães, ambos vogais do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste.
Numa palestra informal, para uma plateia física reduzida e transmitido por meios digitais, com todas as medidas de higiene e segurança devido à COVID-19, falou-se de ambiente, gestão de resíduos a nível local e nacional que sirva os vários sectores de produção. Houve ainda tempo para abordar os recursos hídricos, a electrificação da Linha do Douro, reciclagem e sustentabilidade.
O guia, composto por seis capítulos, pretende guiar os leitores para um caminho mais sustentável, “criando cenários resilientes para Portugal em 2030, no contexto de uma quarta revolução industrial tendo em conta os compromissos nacional, europeu e global para alcançar a neutralidade carbónica, os desafios dos vários sectores económicos e investigação necessária”.

 

1   2   3   5   6   

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo