Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Beige brown cute abstract anti bullying poster   2  1 736 2500
20 Outubro 2022


O bullying é uma agressão entre pares que pode ter várias facetas, bullying físico, verbal, social e cibernético. O impacto que este comportamento tem na vida das vítimas é variável na medida em que depende da violência exercida, na própria vítima e a sua rede de apoio. O que não se pode negar é que marca e diferencia a pessoa!
Há vários comportamentos, que os pais, educadores, funcionários e sociedade em geral, têm de estar atentos uma vez que, os sintomas podem surgir numa fase posterior, com consequências na vida adulta, nas relações sociais e na capacidade de gerir conflitos.
Quase metade dos jovens entre os 13 e os 15 anos, 46%, afirmam ter sofrido, ou terem estado envolvidos em situações de bullying, a violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas oculta a agressão sofrida. Proteger as vítimas é um trabalho de sociedade em que as escolas têm um papel importante neste sentido, podem tomar medidas em primeira mão na identificação, intervenção e prevenção destes comportamentos. Dar conhecimento das situações às autoridades policiais, como a PSP e GNR, nomeadamente, no âmbito do Programa Escola Segura. A APAV também tem uma linha de apoio para estes casos quer para suporte da vítima, quer dos amigos e família, saiba mais em https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/contactos

  • novo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo