Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

Município de
Carrazeda
de Ansiães

A Proteção Civil Aconselha - Cuidado com as Procissões

Cuidado com as procissoes 1 736 2500
08 Fevereiro 2022

Geralmente entre os meses de janeiro a abril, as lagartas do pinheiro descem dos seus ninhos e começam as suas típicas procissões, para encontrarem um lugar onde se enterrarem e assim seguirem o seu ciclo de vida.
A lagarta do pinheiro (thaumetophoea pityocampa) parece um animal inocente, mas não é, revestida de pelos urticantes brancos é perigosa tanto para humanos como para animais, especialmente crianças e cães. Estes pelos podem causar reações alérgicas, como inchaço, irritação da pele e por vezes dificuldade respiratória, e em casos extremos choque anafilático. No caso dos animais de companhia pode causar inchaço no focinho, salivar excessivo, dificuldade a engolir, prurido intenso, sobretudo na face, urticária, vómitos, apatia, e em casos extremos choque anafilático que pode provocar a morte.
A forma de prevenção contra estas “procissões” é a destruição dos ninhos de forma segura, e impedir o acesso de animais de companhia a pinhais, jardins ou bosques onde existam pinheiros ou cedros. Se vir uma procissão não deixe que crianças ou animais lhes toquem.
Caso encontre um ninho ou “procissão de lagartas”, em espaço público, não se aproxime e comunique aos serviços municipais através do número de telefone 278 610 200.

  • novo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo