Apresentação do Livro: “ O Perfil no Mosaico da Intervenção Gerontológica”

Img 5097 1 736 2500
18 Julho 2019

Decorreu no passado domingo, dia 14 de julho, pelas 15:00h no auditório do CITICA, a apresentação do Livro: “O Perfil no Mosaico da Intervenção Gerontológica”.
O evento contou com a presença de vários oradores: Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Dr. João Gonçalves, Presidente do CSPM, Pe. Humberto Coelho, autora do livro, Doutora Cláudia Moura e a co-autora, Dra. Alexandra Rodrigues.
João Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, deu as boas vindas a todos os presentes e falou sobre as políticas de envelhecimento do nosso concelho, nomeadamente os apoios dados por parte do Município a esta faixa etária dando o exemplo do Cartão Sénior, entre outros.
Seguiu-se a intervenção do Sr. Pe. Humberto, que proferiu da sua experiência enquanto dirigente dos Centros Sociais e Paroquiais deste concelho. Dando grande enfoque ao perfil dos cuidadores, bem como a formação.
De seguida, a coordenadora do livro, Doutora Cláudia Moura, referiu que, criar um perfil para a intervenção é analisar e formar “pessoas certas” para as boas práticas gerontológicas, dando alguns bons exemplos.
“A velhice é a sede da sabedoria da vida”.
Por fim, a co-autora, Dra. Alexandra Rodrigues referenciou as Competências do Cuidador Cuidar é servir é oferecer aos outros o seu melhor.
O livro apresenta-se sob a forma de mosaico, na qual, traduz a visão das dinâmicas que envolvem a intervenção gerontológica e o papel da mesma na sociedade atual. Este mosaico é, assim, um pequeno legado de experiências e reflexões de vários profissionais de várias áreas sobre o que tem vindo a ser feito no domínio do envelhecimento e do processo gerontológico, bem como, dos desafios cruciais com que nos debatemos diariamente.
Para finalizar: “Cuidar é Amar até ao Fim”.