Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Passeio Pedestre "Entre Castelos"

17Abril2016
Entre castelos.jpg pequeno 1 736 2500
Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as Câmaras Municipais de Carrazeda de Ansiães e de Vila Nova de Foz Côa vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães. Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes.
O castelo de Ansiães e de Numão são dois monumentos militares situados, respectivamente, na margem norte e na margem sul do rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea.
Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto ao curso fluvial que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale.
Ao longo dos séculos vão-se construindo nesses locais extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culmina, durante a baixa idade média, com a reedificação das vilas fortificadas actualmente existentes.
Para conhecer ao pormenor a história destes dois povoados não deixe de participar nesta iniciativa efectuando a sua inscrição até ao dia 13 de abril na Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, através do telefone 278 098 507 ou do email lit@cmca.pt, ou no Centro de Informação Turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, através do telefone 279 760 329 ou do email turismo@cm-fozcoa.pt.
  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo