Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Exposição "Quando as Periferias São Centro - A Indústria da Tecelagem e das Sedas".

Quando as periferias sao centro 1 736 2500
25 Julho 2019

Vai ser inaugurada no dia 2 de agosto do corrente ano, nas salas de exposições temporárias do CITICA (Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL de Carrazeda de Ansiães) a exposição “Quando as Periferias São Centro – A Indústria da Tecelagem e das Sedas”.

Trata-se de uma exposição documental e etnográfica com base na produção da seda e a industria da tecelagem, na época de auge da exploração durante os séculos XVIII e XIX na região de Trás-os-Montes, distrito de Bragança.

“Este é o mais recente projeto expositivo do Museu do Abade de Baçal Quando as Periferias São Centro – A Indústria da Tecelagem e das Sedas propõe uma viagem pelo mundo da produção da seda e da tecelagem, indústria que teve na região de Trás-os-Montes e especialmente em Bragança um dos seus grandes centros de produção.

A partir da coleção do Museu do Abade de Baçal, e trazendo pela primeira vez à vista do público algumas peças que nunca haviam saído das reservas, desenha-se um percurso que aborda as diversas fases da produção da seda, conta-se quem eram os seus produtores, expõem-se os seus usos, civis e religiosos. À coleção do Museu juntam-se ainda diversas cedências, quer de particulares, quer de instituições, que não apenas vêm enriquecer o percurso expositivo, como se constituem como uma oportunidade única para observar algumas destas peças".

A exposição estará patente ao público do dia 2 de agosto até ao dia 31 outubro de 2019 nas salas de exposição temporárias do CITICA (Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL de Carrazeda de Ansiães)

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo