Lançamento do Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua

dsc5437 1 980 2500

o passado dia 01 de março, procedeu-se ao lançamento da obra “Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua” no recentemente inaugurado Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT).

Foram mais de uma centena aqueles que deslocaram ao CIVT para presenciarem o lançamento daquela importante obra.
Marcaram presença variadas personalidades, dos quais se destacam o Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Dr. João Gonçalves, a Direção Regional de Cultura do Norte, representada pelo Dr. David Ferreira, e o Eng.º Pedro Neves Ferreira pela EDP Produção.
Foram proferidas palavras de elogio pela concretização da obra que irá perpetuar a memória e enriquecer o património cultural de uma região.
A DRCN ressalva o caráter excecional da obra já que não se remete apenas a uma análise histórica – o que já de si seria notável – mais alarga o seu âmbito às questões da etnologia aprofundando assim o conhecimento do território, mas igualmente das suas gentes através de uma apreciação analítica do evoluir das sua cultura e civilização, já no âmbito da antropologia cultural e social.
Este trabalho resulta de uma das medidas compensatórias pela construção do AH de Foz Tua a que a EDP estava obrigada.
O Prof Pedro Carvalho, coordenador da obra efetuou uma apresentação sobre a obra agora publicada e procedeu aos agradecimentos a todas as entidades envolvidas.

• imagem