Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Linhares

Linhares é uma aldeia do Concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia localizada geograficamente a 9,3 km a sudoeste da sede de concelho, tem acesso através das estrada municipais 632 e 633. Integram a freguesia de Linhares os lugares de Arnal, Campelos e Carrapatosa.
Linhares tem na sua génese uma carta de foral outorgada pelo rei Fernando, O Magno no século XI, mas ao longo da Idade Média o seu território acabou por ser incorporado na circunscrição administrativa do concelho medieval de Ansiães.

  • imagem
    Castelo de Linhares, primitivo local de assentamento
  • imagem
    Pelourinho de Linhares

Na freguesia como pontos de interesse destaca-se a igreja paroquial de S. Miguel, templo setecentista classificado como Imóvel de Interesse Público em 1957. Nesta igreja deverá ser realçado o seu pórtico frontal sobre o qual se abre um óculo quadrilobado, e a sua torre sineira que surge encimada por uma balustrada e coruchéu em agulha.

imagem

O Solar dos Sampaios, edifício classificado como Imóvel e Interesse Público em 1990, é outro dos elementos de arquitectura civil dignos de realce. Trata-se de uma casa com planta simples, retangular, onde sobressai uma frontaria marcada pela presença de janelas de grande interesse plástico e pela pedra de armas da família Sampaio.

O pelourinho de Linhares situado no centro do antigo casco histórico, foi classificado em 1933 como Imóvel de Interesse Público e é composto por um fuste simples, sem decoração, com secção circular e rematado em florão.
Ainda em Linhares, poderá visitar o antigo lagar de vinho da Escorregadeira e uma calçada de cronologia medieval que se dirige para a zona ribeirinha do Douro.
Não muito longe do centro da aldeia existe ainda a famosa "Fraga das Ferraduras" de Linhares. Este batólito granítico localiza-se junto de um caminho pedonal que ligava a aldeia de Linhares à margem direita do Rio Douro. Apresenta cinco dezenas de motivos constituídos por círculos, fossetes, cruciformes e ferraduras. A par do sítio arqueológico, o visitante poderá fruir de um extenso e belo trecho da paisagem duriense classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.


Presidente da Junta de Freguesia

Luís Carlos Borges Almeida
Eleito pelo PPD/PSD
Contacto: 938724712
juntalinhares@gmail.com

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo