Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Vilarinho da Castanheira

Vilarinho da Castanheira é uma aldeia do Concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia localizada geograficamente a 14,9 km a sudeste da sede de concelho, tem acesso às estradas M624 e N324. Integra a freguesia de Vilarinho da Castanheira o lugar de Pinhal do Douro. A atual freguesia estende-se do sopé da Serra da Lousa até ao Rio Douro mantendo ainda um vasto território, que lhe advém do facto de ter sido sede de concelho.
Vilarinho da Castanheira na sua génese estabeleceu-se como cabeça de um extenso território a quem Afonso II, D. Dinis, D. Pedro e D. Manuel I outorgam ou reconhecem forais. Em 1836, com as reestruturações administrativas liberais, o concelho perderá a sua autonomia, acabando por ser definitivamente extinto em 1853.imagem
Na freguesia como pontos de interesse destacam-se as nuances paisagísticas e as formas atualmente existentes de ocupação do solo. A norte desenvolve-se a montanha, as terras do granito com culturas como o centeio, as hortas, os pomares e extensas manchas de pinhais e de soutos; para sul as encostas voltadas ao Douro, terras já de xisto onde a vinha e os olivais tomam um papel preponderante na moldagem e organização da paisagem.
Em Vilarinho da Castanheira eixistem alguns vestígios de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha localizada nas imediações da igreja matriz, no local designado localmente como cerca do Fidalgo.
Também a igreja paroquial dedicada a Santa Maria Madalena, a fonte de mergulho da Urraca e algumas casas brasonadas, das quais se destaca a dos Morais Sarmento.

  • imagem
    Igreja de Santa Maria Madalena
  • imagem
    Altar-mor da Igreja de Santa Maria Madalena

No lugar do Couto, a três quilómetros de Vilarinho, através de um caminho de terra batida sinalizado, poder-se-á atingir um dos mais emblemáticos monumentos da região transmontana: a Anta de Vilarinho da Castanheira, também conhecida como Pala da Moura.

  • imagem
    Anta de Vilairnho da Castanheira 
  • imagem
    Anta de Vilarinho da Castanheira

Este imóvel estrutura-se com uma câmara poligonal composta por oito esteios e uma laje de cabeceira. Possui ainda uma tampa e um corredor orientado a nascente. Na parte interna de um dos esteios pode-se observar vestígios de uma primitiva composição pictórica. Próximo daqui situam-se dois moinhos de rodízio recuperados. Estas estruturas encontram-se enquadradas num espaço natural e estão dotadas de equipamentos de lazer onde o visitante poderá demorar-se durante algum tempo no usufruto de um ambiente bucólico.

  • imagem
    Moinhos de Rodízio do Ribeiro do Coito
  • imagem
    Rodizio 

No miradouro de Nossa Senhora da Assunção poderá usufruir de um extenso troço da paisagem vinhateira classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Para finalizar, Vilarinho da Castanheira, contém o Museu da Memória Rural, um espaço onde se preservam os ofícios tradicionais e métodos tradicionais de trabalho que estão cada vez mais a desaparecer devido às novas tecnologias. Contém também documentários e aparelhos eletrónicos que contribuem para uma leitura da informação de forma interativa, assim como um bar acolhedor onde pode desfrutar de uma paisagem aprazível.

  • imagem
    Museu da Memória Rural
  • imagem
    Sala do Ciclo do Pão e área das crianças

Presidente da Junta de Freguesia:

João da Assunção Duque Freixinho
Eleito por UC
Contacto: 927984286
joao.freixinho@hotmail.com

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo