Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Marzagão

Marzagão é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, situada a 4,8 Km sul da sede de concelho. Tem como anexa a aldeia de Luzelos e algumas quintas, como a Quinta da Aveleira, a Quinta da Gricha e a Quinta da Manjafra. Contudo a sua atividade económica continua a ser a agricultura, com os principais produtos que são a maçã e o azeite, havendo também outras pequenas produções diversas como algum trigo, milho e vinho.

Marzagão é uma das aldeias com história, uma história herdada do antigo Castelo de Ansiães, na qual o visitante ainda depara com uma estrutura urbana assente numa arquitetura tradicional onde o granito surge como a principal matéria-prima da construção.

  • imagem
    Igreja de S. Baptista, Castelo de Ansiães
  • imagem
    Igreja de S. João Baptista, Castelo de Ansiães

Em 1575 muda-se para esta aldeia a sede da paróquia da igreja de São João Batista, a extramuros da antiga vila amuralhada de Ansiães e, à medida que a antiga vila medieval decai, cresce a nova localidade de Marzagão. imagem

A testemunhá-lo está a imponência da sua igreja paroquial, templo com uma estrutura arquitetónica erigida inicialmente no século XVI e que durante o século XVIII foi objeto de uma profunda remodelação, transformando-a num exemplar arquitetónico ao gosto barroco. Trata-se de uma igreja com planta retangular, de uma só nave e capela-mor. O principal interesse reside no seu interior, onde vamos encontrar interessantes retábulos de talha dourada ao gosto do barroco joanino rural e um teto estruturado em caixotões pintados com cenas hagiográficas e historiográficas cristãs.imagem
A festa principal é dedicada a Nossa Senhora do Rosário celebrada no primeiro domingo de maio. Esta devoção mariana foi edificada nesta freguesia pela Ordem dos Dominicanos, na qual instituíram uma Irmandade.
Na saída de Marzagão, no sentido de Linhares, situa-se uma das mais interessantes estruturas da antiga rede viária do concelho. A Ponte do Galego permitia a travessia da Ribeira de Linhares, estabelecendo a ligação entre Ansiães, o Rio Douro e a Foz do Tua. É uma estrutura construída em silhares de granito, com dois arcos de volta perfeita e um tabuleiro plano.

  • imagem
    Ponte do Galego
  • imagem
    Ponte do Galego

A aldeia de Luzelos, localizada a 3,2 Km de Marzagão, tem como referência a capela de invocação a Santo Amaro.


Presidente da Junta de Freguesia
Luís Pedro Lima Ramires
Eleito pelo PPD-PSD
Contactos: 2788108477 / 912725194
freguesiamarzagao@gmail.com

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo