• Amanhã 24ºC

Freguesias >

Amedo


Fechar
Presidente da Junta de Freguesia:
Rui Óscar Seixas Vieira de Castro
Eleito pelo PSD-CDSPP

Contactos:
278616268
919473572
937339267

Amedo é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães com o orago S. Tiago, ficando a 5 quilómetros a Norte da sede de concelho e a 10 da estação de S. Lourenço, na margem esquerda do rio Tua.

Com algumas características antigas, são escassas as indicações sobre esta freguesia em tempos remotos.

O próprio nome Amedo que em etimologia vem de "Amedux", Amadux" Amedo, tem uma lenda local que a liga aos tempos das lutas com os árabes. Teriam sido os fugitivos dessas lutas que foram dar àquela parte escondida das encostas onde se situa, e ao chegarem ao monte esconderam-se, com medo que houvesse ataques inesperados, uma vez que só tinham como armas as pedras que ali abundavam.

Por volta de 1864/65 tinha 167 fogos e 566 habitantes. Desde então até hoje, foi em 1950 que atingiu o maior número de pessoas com 796 habitantes.

A emigração castigou a aldeia de Amedo: os seus inclinados e rochosos terrenos não davam condições fáceis de trabalho e obtenção de rendimentos. É a agricultura, quase de subsistência, que perdura por ali, com produções abonadas de frutas diversas, hortaliças, amêndoa, azeite e vinho. Teve um lagar de azeite mas já não funciona. Lagares de vinho e fornos de cozer o pão há vários, mas particulares.

As restantes actividades quase não se sentem. Possui um café e uma taberna à moda antiga; um barbeiro, um carpinteiro, um alfaiate, um sapateiro, um pastor que guarda um rebanho de ovelhas e 3 negociantes. O ferrador é que já ali vai de fora da terra.

Como pontos de interesse histórico e turístico, bem assim de orgulho dos seus habitantes, podemos indicar a chaminé no telhado de uma casa apalaçada e com vários chalés, em cantaria, que é o monumento mais típico da freguesia de Amedo. Com efeito, ali está esculpida a caricatura de uma cara alargada e com expressão a indicar medo, semi-carnavalesco. Chamam-lhe a "Figura do Amedo".

Segundo os naturais dali, houve um vendaval em 1942 que lhe derrubou uma cruz que encimava a dita chaminé da figura do Amedo.

Havia uma fonte romaria no Fundo do Povo, mas já não existe. Porém, há a Fonte do Paço com arco arredondado em granito ali junto à Capela de S. Martinho. Têm a Fonte da Mina ou a Fonte do Cimo do Povo.

O Ribeiro de Amas é o que corre no meio da povoação, mas também há o Ribeiro da Ponte do Torno e o Ribeiro do Inferno. À volta está a Serra do Pendão, a Serra da Senhora da Graça e a Serra da Reborosa.

Lá no alto, têm a Capela da Sr.ª da Graça onde se encontra o posto de rádio. Dia 25 de Julho realizam a festa principal, a Santiago.

A Igreja Matriz é muito rústica, apresenta um ar deserto, de silêncio e meditação, quase que desamparada e abandonada, com o adro cheio de erva e oliveiras que tapam a sua beleza. Tem Torre Sineira lateral direita simples, com dois sinos, em granito, material que também aparece nas esquinas, cunhais e umbrais, bem assim nos portais e aberturas laterais.

Já têm água canalizada mas faltava-lhe o sistema de esgotos. Lá está o Campo de Futebol à saída para a aldeia de Areias. Possuem um lavadouro público, a Casa da Junta está em construção e já não lhes falta a recolha de lixo.

Ali há uma Escola Primária onde estão 4 alunos a frequentá-la, ensinados por uma professora que vem diariamente da Carrazeda: um do 1.º ano, 2 do 2.º e um do 3.º ano.

É nas imediações da Capela de S. Martinho com a Fonte Romana ao lado e o Largo do Paço, bem como no Largo do Loureiro que os seus habitantes gostam mais de frequentar e se juntam nas horas livres, domingos e feriados, falando sobre as suas vidas, trabalhos, produtos e interesses comunitários.

Areias é uma povoação anexa de Amedo, situada a pouco mais de 3 quilómetros da sede de freguesia. Tem uma rua que sobe na perpendicular de uma alargada elevação onde se situa, e outra que a atravessa na horizontal e que é a principal, com as habitações dispondo-se lateralmente de um e outro lado.

Uma pequena variante à entrada da povoação, no Largo da Capela, quando se vai de Amedo para Areias, desvia o trânsito da Rua Principal, e dá-lhe seguimento para Zedes. Aquela rua, o café e o Largo da Capela são os locais mais frequentados pelos seus habitantes.

A sua antiga Capela é o ponto de referência mais característico desta localidade. É toda rústica de granito envelhecido pelo tempo e antiguidade, e está em local propício à meditação religiosa, já que as habitações ficam mais acima. O padroeiro é S. Sebastião, mas Areias possui também algumas tradições e locais típicos e históricos, como a Fonte do Cunho já muito antiga, ou a Ponte do Torno (que dizem romana).

Os trabalhos rurais agrícolas e a pecuária, são praticamente actividades únicas numa zona interior e planáltico - montanhosa como aquela onde se situa.


 

Copyright © 2010 CM Carrazeda de Ansiães | Desenvolvido por Coolsis